Blog - Por que ter um programa de Qualidade de Vida na sua Empresa? Case Fecoagro

Por que ter um programa de Qualidade de Vida na sua Empresa? Case Fecoagro
Investir na saúde e bem estar dos seus colaboradores é garantia de retorno e melhores resultados, pois seus funcionários são peça chave para o sucesso da sua empresa.
Um programa estruturado de Qualidade de Vida no Trabalho traz como resultado uma equipe mais motivada, comprometida e produtiva.
E era isso que a Fecoagro estava buscando quando me chamou para conversar e estruturar um projeto inovador em parceria com o RH da empresa.
E o que vou detalhar aqui é pouco do processo que realizamos nesses últimos 8 anos.
A necessidade da FECOAGRO
O projeto começou em 2009, quando o setor de Recursos Humanos tinha identificado a necessidade de criar algumas ações preventivas focadas na saúde e bem estar da equipe.Pois perceberam que os casos de início de L.E.R vinham aumentando, haviam algumas queixas de dores por parte dos funcionários e a produtividade já não era mais a mesma em alguns períodos.
No entanto não se tinha muita clareza do que realmente estava causando esses problemas, então em conjunto definidos que a primeira ação seria realizar uma PESQUISA DE PERFIL.
O objetivo foi conhecer e entender o estilo de vida dentro e fora da empresa de toda a equipe e identificar os principais problema e necessidades.
Para então com essas informações, elaboramos um plano bem especifico e que atendesse as necessidades e a expectativa da Fecoagro.
O que identificamos foi:
- Muitas reclamações de dores na coluna cervical, lombar e ciático.
- Alguns casos de L.E.R, na região dos braços e punhos, e indícios que os casos poderiam aumentar.
- O trabalho era basicamente no computador de forma repetitiva, com os funcionários sentados o dia todo, por muitas horas seguidas.
- Não havia momentos que estimulassem a integração entre os setores, com exceção das reuniões de trabalho.
- Poucos tinham o hábito de fazer atividades físicas no lazer.
- No final do mês durante o fechamento tinham alguns momentos de pico de estresse.
- A mobília era nova, mas não era ajustada na altura correta para os funcionários, o que ocasionava desconforto corporal.
A partir dessas informações montamos o plano e iniciamos as ações, que detalho na sequência para vocês.
AÇÕES REALIZADAS
Desenvolvemos um planejamento anual das AÇÕES para atuar na EDUCAÇÃO PARA SAÚDE de forma preventiva e dividimos em planos trimestrais, que foram sendo aplicados, monitorados e ajustados de acordo com os resultados e as necessidades.
– Iniciamos implementando o Programa de Ginástica laboral, com base na Estrela do bem estar de Nahas, com foco nas cinco áreas essenciais para uma saúde integral: atividade física, alimentação saudável, controle do estresse, comportamento preventivo e relacionamento saudável.
O objetivo foi ensinar como fazer e criar o hábito da prática diária de alongamento e exercícios para fortalecimento de braços, punhos, lombar e coluna cervical.
O foco da ginástica era a prevenção da L.E.R através de sessões com alongamentos e relaxamento e soltura do copo de forma correta em especial da coluna vertebral.
A prática da ginástica duas vezes por semana também fazia com que as pessoas se movimentassem mais e estimulava a integração entre os setores, pois as atividades eram realizadas com todos juntos e o momento era de relaxamento e descontração.
– Programamos mini palestras de 10 minutos no início de cada sessão de ginástica laboral, com o objetivo de explicar a importância da prática que estavam fazendo e iniciar o processo de educação para a adoção de hábitos.
– Elaborei um calendário educativo com temas mensais, ligados aos temas importantes de Qualidade de vida integral e elaboramos uma série de dicas e informações de cada conteúdo.
Os materiais eram enviados por e-mail, semanalmente para conscientizar sobre a importância, estimular a adoção e principalmente ensinar como poderiam fazer para incluir cada dica de saúde e bem estar no seu dia a dia.
Com o passar dos anos as informações passaram a ser mensais, como reforço das práticas, para trazer novas dicas e em especial para datas comemorativas.
– De forma complementar foram realizadas Palestras com vivências com diferentes temas referentes a Qualidade de vida e intervenções como Blitz Postural, Verificação de Pressão e avaliação física anual.
RESULTADOS
A medida que os meses foram passando a equipe foi se acostumando e aderindo mais ao Programa. Em especial a equipe masculina, que foi mais resistente no início. Em geral a participação da equipe sempre foi ótima, se mantendo em torno de 70 a 80%, desde o primeiro ano do programa.
Com o passar dos meses a equipe já não sentia mais dores nos punhos, braços e foram entendendo como fazer o relaxamento da coluna e quais os melhores exercícios para cada um.
As dores na coluna cervical por tensões também diminuíram, devido aos alongamentos e massagens realizadas nas sessões de ginastica laboral.
Com isso houve redução dos riscos de L.E.R, assim como das dores nas costas. Inclusive com funcionários verbalizando isso em vários momentos para o RH e declarando que depois da ginastica laboral não sentiam mais dor.
Os ganhos com integração foram significativos pois aproximou os funcionários, fortalecendo o espirito colaborativo e criando um melhor clima organizacional.
Como as sessões são realizadas duas vezes na semana e por fazerem atividades juntos e muitas vezes em duplas e com sessões lúdicas, começaram a interagir mais, se conhecerem melhor e a ter melhores relações durante o trabalho e fora dele.
A equipe está visivelmente mais motivada, disposta, focada e produtiva, além de menos estressada.
As faltas praticamente não existem e o programa é sempre avaliado positivamente na pesquisa de satisfação interna.
Os resultados foram tão positivos que o programa foi estendido também para a unidade Fabril.
E então, qual a sua opinião? É ou não é importante realizar ações que estimulem a saúde e o bem estar na sua empresa?
Ficou interessado? Deseja ter os mesmos resultados na sua empresa, mas não sabe por onde começar?
Eu tenho uma sugestão!
Comece realizando uma PALESTRA COM DINÂMICA VIVENCIAL para a sua equipe ou então MINI PALESTRAS de 15 minutos de forma individual em cada setor e avalie os resultados. Tenho certeza que você vai se surpreender!
.
Temos várias sugestões de temas e com certeza uma delas vai ser a ideal para as suas necessidades, mas tem duas em especial que eu considero excelentes, pois trazem resultados imediatos:
Atividade Física e Qualidade de Vida: Nessa palestra além da sensibilização e conscientização da importância da atividade física na vida de todos nós, também são ensinados alguns exercícios práticos que podem ser adotados posteriormente na rotina do trabalho.
Entenda Qual é o seu Estilo e Conquiste mais Facilmente a Qualidade de Vida que Deseja: Durante essa palestra é realizada uma avaliação de cada colaborador de forma coletiva, para que cada um perceba suas principais necessidades e também são repassadas orientações para cada um dos perfis. Além disso, você pode ter uma panorama geral das principais carências da sua equipe, o que torna mais fácil definir os próximos passos.
E então? Gostou dos temas?
Você pode conferir outros acessando o link PALESTRAS aqui no nosso site.
Se tiver alguma dúvida especifica sobre que ações são mais recomendadas para a sua equipe, deixe nos comentários abaixo ou entre em contato e vamos conversar.
Um abraço e até a próxima.

Atleta de Vôlei; Palestrante; Personal trainer; Consultora de saúde e bem estar