Blog - Entenda a Importância da SIPAT e porque você deve realizar na sua empresa.

A realização da SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, é obrigatória por lei e geralmente organizada dentro das empresas pela CIPA – Comissão interna de acidentes de trabalho, em conjunto com o SESMET – Serviço de Medicina e Segurança do trabalho.
Mas mais do que uma obrigação legal, a SIPAT é e deve ser usada como uma ferramenta para capacitar os funcionários e deixá-los preparados para a prevenção dos acidentes de trabalho, além de sensibilizar e despertar a atenção dos funcionários para a importância da sua saúde e segurança no ambiente no trabalho.
Mas o que a empresa ganha com isso?
A realização de uma SIPAT de maneira correta e bem planejada, traz muitos benefícios para as empresas, principalmente econômicos, com a redução de custos e aumento da produtividade, mas pode estender seus efeitos inclusive para a melhoria de processos, gerando inovação que resulta em mais economia e as vezes mais vendas.
Um exemplo clássico é o da Alcoa multinacional que inventou a fundição do alumino, que em 1987, no meio de um período muito complicado de desvalorização das suas ações e um tropeço atrás do outro, contratou Diretor Executivo Paul O’Neill.
Quando ele assumiu seu único foco foi a segurança no trabalho. Seu objetivo era tornar a Alcoa a empresa mais segura e com o menor índice de acidentes de trabalho do mundo.
A opção por esse foco se mostrou extremamente assertiva e trouxe resultado para todos os setores da empresa. O’Neill conseguiu mudar a cultura da Alcoa e apenas um ano após essa decisão a empresa obteve recorde de lucro e no ano 2000 quando se aposentou o lucro líquido da empresa era 5X maior do que quando assumiu.
E você, o que pode fazer hoje na sua empresa?
Que tal começar organizando uma SIPAT com foco em resultados efetivos e não apenas como mais um evento obrigatório?
Nesse artigo eu te explico como você fazer isso!
Vamos lá?
Como Organizar a SIPAT para trazer mais Resultados para a Empresa
Um ponto fundamental para ter resultados, é saber quais são seus principais problemas, suas principais necessidades.
Então meu primeiro conselho para organizar uma SIPAT que traga bons resultados é identificar quais as principais demandas da sua empresa em relação a saúde e segurança no trabalho.
Isso vai ser extremamente útil para você escolher em quais temas e ações você vai investir para a realização da SIPAT, além de lhe dar ideias de que outras ações você realizar ao longo do ano.
Por exemplo, se na sua empresa as atividades exigem muito esforço físico, com o carregamento de peso ou trabalho repetitivo ou se os seus funcionários passam muito tempo em pé ou então ao contrário, passam o dia todo sentados em frente ao computador. Os riscos de L.E.R. ou afastamentos e atestados por dores ou lesões, são autos, certo?
Nesse caso você pode incluir ações educativas sobre postura correta de carregamento de peso, promover uma blitz de ajustes e regulação de altura de mesas e cadeiras e conscientizar sobre a importância da atividade física, não apenas para fortalecer o corpo para o trabalho, mas para ter uma vida mais saudável.
Em outro cenário, se os seus funcionários estão ganhando peso, seja porque são sedentários ou porque fazem lanches a toda hora. Um bom tema é a alimentação saudável e a importância da atividade física.
Já se você percebe que os relacionamentos internos não estão bons, que as pessoas andam irritadas e reclamando de mais, isso pode ser sinal de estresse, que muitas vezes pode evoluir para a Síndrome de Burnout.
Nesse caso busque intervenções, palestras ou dinâmicas, que ensinem práticas que minimizam os efeitos ou até mesmo evitem os picos de estresse. Alie isso a sensibilização e esclarecimento dos efeitos negativos do estresse no trabalho, na vida pessoal e na saúde de cada um.
Você pode descobrir em qual desses itens focar, analisando os motivos das faltas e atestados, analisando os registros de não conformidades, conversando com os coordenadores das áreas e também observando sua equipe.
E quais são as ações e práticas mais efetivas para abordar qualquer um desses temas?
É o que vamos ver na sequência.
Que ações realizar para ter melhores resultados na SIPAT?
A ferramenta mais poderosa para promover uma mudança efetiva, seja de comportamento ou de cultura é a EDUCAÇÃO. E nas ações focadas na saúde e segurança não é diferente.
Na realização da SIPAT você tem uma semana inteira para ser trabalhada e ela deve ser cuidadosamente planejada, para que além dos conteúdos certos, você use as ferramentas e dinâmicas mais adequadas ao perfil da sua equipe.
Sempre prezando pelo repasse de informações de maneira fácil, acessível e que desperte o interesse de todos em participar.
Você pode fazer uma mescla de diversas atividades como:
- Palestras com dinâmicas de grupo
- Mini palestras nos setores
- Atividades práticas como meditação, alongamentos e fortalecimento muscular
- Oficinas práticas para cuidados e manutenção dos EPI
- Intervenções mais lúdicas como teatro
- Intervenções mais técnicas como Blitz postural e Auditoria de EPIs
- Pequenos cuidados como sessões de massoterapia ou avaliações médicas.
As possibilidades são muitas, mas como falei no início tenha em mente os assuntos prioritários, escolha os temas que realmente vão ajudar a sua equipe estar mais saudável e segura e que traga bons resultados para empresa.
Depois de definir o tema prioritário, então escolha as ações que vão transmitir de forma simples e objetiva as informações respeitando o perfil da sua equipe.
Uma ação que sempre traz excelentes resultados são as PALESTRAS COM DINÂMICAS E INTERVENÇÕES, pois educam ao mesmo tempo que proporcionam uma experiência dos resultados daqueles conhecimentos repassados.
E com base nas diversas SIPATs que já realizei, em dezenas de empresas, preparei uma seleção especial, das ações que deram mais resultados e que podem ser implementadas por toda e qualquer organização, pois tem como base a SAÚDE INTEGRAL das equipes com foco no aumento da produtividade.
Você conferir o programa completo clicando aqui.
E se quiser saber sobre outras ações mais especificas para sua realidade, entre em contato, eu posso lhe ajudar nesse diagnóstico e planejamento.
Se gostou desse conteúdo, compartilhe! Ele pode ser útil para muitas pessoas.
Um forte abraço.
Claudia de Souza Santos
No Description